sexta-feira, 2 de maio de 2008


CUIDADO COM O CÃO - ISSO NÃO É BRINCADEIRA


“O que, passando, se mete em questão alheia é como aquele que toma um cão pelas orelhas. Como o louco que atira tições, flechas, e morte, assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira.” Pv 26:17 a 19


O livro de Provérbios, escrito por Salomão, deveria ser objeto de constante consulta por nós cristãos. Ao escrevê-lo, o autor buscou nas experiências da vida, uma fonte inesgotável de ensinamentos e assim, traduziu em linguagem simples, mas inspiradas por Deus, provérbios que nos ensinam a lidar com o nosso próximo numa relação interpessoal melhor.
Entre muitos ensinamentos deste livro, temos estes dois supracitados: O primeiro deles resume-se no seguinte: Cuidado ao se envolver com brigas alheias. Acaba sobrando para você. Se você quer entender como isso acontece, é só puxar a orelha de um cão, que por bonzinho que seja, há de reagir imediatamente com uma mordida, se não para atacar, ao menos para se defender. Tem gente que não perde a oportunidade de se envolver em brigas dos outros, e vive reclamado pois “não entende porque sempre é mal compreendido”, e não se cansa de levar mordidas, e nem de pegar cães pelas orelhas.
O segundo ensinamento bíblico mencionado no texto refere-se ao comportamento cínico de gente irônica, que atira flechas, joga com palavras, e muitas vezes, palavras que matam, pois segundo a bíblia “a morte e a vida estão no poder da língua” Pv 18:21, e depois dizem cinicamente: - Fiz isso por brincadeira. - O que disse não era para ser levado à sério, - Eram apenas palavras ao vento, - Mas você acreditou no que eu disse?, etc. Uma coisa é certa, na linguagem de Salomão, muita gente usa este artifício para enganar o seu próximo. Se você não se comporta assim, mas gosta muito de brincar com as palavras. Cuidado! Veja se você não está usando a brincadeira para dizer coisas sérias, ou se não está sendo irônico demais ao ponto de atirar flechas contra o seu irmão. Não quero dizer com isso que não podemos brincar, rir e ter um comportamento alegre com o próximo, mas devemos sempre ter o cuidado de viver aquele ensinamento da Palavra de Deus: “Seja sempre o vosso sim, sim e o vosso não, não.” (Tg 5:12) Isto é, seja sempre honesto no falar, nos momentos de brincadeira ou de seriedade. A verdade deve marcar o nosso comportamento, até porque está escrito: “Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. ”Mt 12:36. Portanto, meu irmão, cuidado com as mordidas de cães e com as brincadeiras nas palavras.

Nenhum comentário: